quinta-feira, 16 de outubro de 2008

TEATRO JOÃO CAETANO 195 ANOS


No último dia 12 de outubro, o Teatro João Caetano completou 195 anos, com uma trajetória repleta de fatos históricos marcantes, guiada por um espírito de permanente renovação, que nem mesmo os três grandes incêndios sofridos e nem os ventos ameaçadores da modernidade que varreram boa parte da cidade, conseguiram esmorecer. O Teatro João Caetano tem servido, ao mesmo tempo, de palco e cenário fundamentais para a cultura no Rio de Janeiro e no Brasil.

Por ocasião da chegada da Família Real, a cidade se transformava e chegou-se à conclusão de que se fazia necessário, para uma capital que se pretendia centro do império, uma casa de espetáculos à altura de uma corte européia. O próprio rei Dom João VI autorizou a sua construção e a utilização de enormes blocos de pedra para sua fundação. Antes destinados para as obras de uma catedral no atual Largo de São Francisco - catedral esta que jamais foi finalizada -, "as pedras do Altíssimo" provocaram a ira de parte da população, muito religiosa, que considerou uma heresia tal ação.

Em 1813, foram abertas as portas do Real Theatro de SãoJoão, com a presença do grande homenageado, o próprio Príncipe Regente. Com o passar dos anos, três incêndios o consumiram em diferentes épocas, sem contar em uma demolição e reconstrução, no final dos anos 20, que lhe trouxe características art-decó e uma grande reforma nos anos 70, quando vieram os vidros fumê e os mármores que se vêem até hoje.

Assim como as suas feições, os seus nomes também foram mudando: Imperial Theatro de São Pedro de Âlcantara - ou simplesmente - Theatro de São Pedro -, Theatro Constitucional Fluminense... até o atual Teatro João Caetano, homenagem a um dos mais importantes atores nacionais no final do Séc.XIX e arrendatário do espaço durante vários anos. Mas sua imponência permaneceu intacta, como um poderoso senhor plantado em plena Praça Tiradentes, mantendo a sua função de catalisador e de difusor da arte e da cultura nacionais.

E, uma vez mai, firma-se o seu invencível poder de renovação, com a finalização de uma obra que trará um novo brilho ao velho senhor do centro do Rio. Novas poltronas e um novo carpete é apenas a parte mais visível dessa intervenção, que inclui reforma do hall, pintura do foyer - que abriga dois preciosos painéis originais de Di Cavalcanti, que poderão abrilhantar ainda mais a casa, com uma nova e mais adequada iluminação... Junte-se a isso, banheiros reformados, ajustes nas varas cênicas e de iluminação, uma mesa moderna de luz, raspagem de palco - que estava desgastado e enegrecido pelo tempo e pelo uso -, pintura de camarins, revisão nas instalações hidráulicas e no telhado e muitas outras ações que visam a proteção desse patrimônio carioca.

Ainda falta muito a ser feito, mas, assim, ganha-se mais fôlego para garantir a continuidade do precioso serviço que ali se presta. A equipe de funcionários e a direção dessa casa, tem a honra de fazer parte de uma das mais importantes casas de espetáculos do país, com a certeza de estar contriuindo de forma efetiva para o engradecimento da arte e da cultura.

Teatro João Caetano - 195 Anos.
Orgulho do Rio, Patrimônio do Brasil!

Nenhum comentário: